segunda-feira, 22 de março de 2010

Vem pra cá, Brésil!

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial e, nos últimos anos, tem atraído jovens para participar do programa de imigração. O povoamento no Canadá é quase equivalente ao da região norte do Brasil e sua renda per capita é de 41 000 dólares. Hoje, são mais de 11 mil brasileiros morando no país e, pelo andar da carruagem, essa população só tende a aumentar nos próximos anos.
De acordo com o Escritório de Imigração do Québec, que fica em São Paulo, os jovens brasileiros são o principal alvo da política de imigração, já que as pessoas do Brasil não formam guetos e tem facilidade de adaptação.
O site do escritório anuncia qualidade de vida, dinamismo e o ambiente seguro para atrair os candidatos que atendem aos principais critérios do perfil de imigrante ideal. Por enquanto, a parte francesa do país é a que está mais a frente na política de imigração, mas todo o Canadá já está se preparando para receber pessoas de todo o mundo, principalmente Brasil, França e México.
Em Salvador, a Aliança Francesa realiza eventos em parceria com o escritório de imigração, além de cursos específicos para quem pretende concorrer à vaga. O CLIC Canadá também realiza cursos e promove integração entre canadenses e brasileiros antes mesmo da viagem.
O processo para conseguir o visto de residente permanente é relativamente simples e integra uma entrevista, realização de exames médicos e apresentação de documentos de estudos do Brasil.
Se os soteropolitanos não se incomodarem de encarar um frio de até -30ºC , a viagem é uma boa alternativa à moda dos anos 90, que era viver ilegalmente nos Estados Unidos No entanto, é importante que os candidatos estejam preparados e conheçam o máximo possível do custo de vida na cidade onde pretendem morar, e pesquisem sobre as suas possíveis dificuldades de adaptação além dos postos de trabalho e moradia.