segunda-feira, 22 de março de 2010

Dicas para intercambistas na Espanha


Passei seis meses na Universidade de Santiago de Compostela na Galicia, Espanha no segundo semestre de 2009 e inspirada nas situações que vivi por lá e considerando que vejo meus colegas que estão prestes a viajar igualmente perdidos como estive há exatamente um ano, decidi escrever algumas impressões pessoais sobre a viagem que acredito, poderão ajudar alguém.

Para todos os paises:

REPÚBLICAS: Sempre que possível tente alojar-se nas repúblicas oferecidas pelas faculdades. Não é preciso ficar preocupado pensando que elas possam ser minimamente parecidas com as da UFBA. A de Santiago pelo menos é muito boa, confortável, bem localizada e relativamente barata, além de permitir o convívio com estudantes do país e com outros estrangeiros.

VAGAS SÓ PARA UM ANO: Estejam atentos para o fato de que existem pensões para estudantes, mas é muito difícil encontrar alguma que esteja disposta a alugar um quarto por menos de um ano. Apartamentos também são preferencialmente alugados por um ano, mas é possível encontrar alguém disposto a alugar por seis meses, principalmente depois da crise, que na Espanha foi particularmente forte e se estende até os dias de hoje.

PRIMEIRO SEMESTRE: Para os que pretendem passar seis meses, a menos que você queira curtir o frio, prefira ir no primeiro semestre do ano, pois assim já chegará no fim do inverno deles e ainda aproveitará a primavera, que é definitivamente a melhor estação por lá. Pegar o verão europeu também é legal porque apesar do calor de sertão (que acredite vai fazer!) você vai poder participar das melhores festas.

EVITE: NÂO ceda à tentação de andar com brasileiros. Assim você nunca terá oportunidade de praticar o idioma do país em que está. Fuja deles! Tarefa que será difícil, uma vez que estamos abundantemente espalhados por todos os lados do globo.

IDIOMA: Certifique-se que a universidade escolhida por você tem 100% das aulas em espanhol, ou no idioma que você quer aprender. Em Santiago, por exemplo, depende do curso e dos professores a escolha da língua usada, e ter aula em galego é perda de tempo, mas em basco ou catalão é simplesmente impossível.

CIDADE GRANDE OU PEQUENA: Ir para uma cidade menor tem as vantagens de que será mais fácil encontra alojamento, tudo custará menos, será mais fácil se locomover e mais seguro, mas você não terá tanta variedade de lojas, festas e pessoas, além de estar mais suscetível a horário de funcionamento pouco ou nada apropriados para suas necessidades. As pessoas de cidades menores podem ser muito conservadoras as vezes, e eu pelo menos, sentia falta da miscigenação que existe nas cidades grandes, principalmente na Europa.

COMPRAS: Aproveite para fazer suas comprar nas liquidações, que na Espanha acontecem no fim de fevereiro e em agosto. Você poderá comprar peças muito baratas e deixe para comprar coisas que não precisará usar por lá até 3 meses antes de voltar, para poder assim ter direito ao reembolso dos impostos sobre a mercadoria. Para isso você precisa fazer compras superiores a 90 euros (perece muito, mas as pessoas tendem a se empolgar com os preços) numa mesma loja, pedir a eles os papéis para o reembolso e entrega-los devidamente preenchidos na alfândega do país em que você embarque para fora da União Européia. A depender do bom humor do funcionário ele pode querer ou não ver as mercadorias, mas guardar as notas fiscais é essencial.

Peculiaridades espanholas:

FECHADO: Acredite, a ´´siesta`` é uma realidade e pode ter certeza de que ela anda vai lhe atrapalhar muito. Sempre que você precisar recarregar seu celular para fazer uma ligação importante, tirar uma fotocópia ou simplesmente estiver entediado e quiser entrar numa loja para poder passar o tempo, tudo estará fechado. Atualmente grandes redes, como Zara, já não fecham para o almoço.

COMIDA: Acostume-se também com a idéia de que os restaurantes só abrem a partir das 11 e meia da manhã e fecharão suas cozinhas às 3 e meia da tarde só reabrindo para o jantar ás 20 horas, o que pode fazer com que você passe toda a tarde andando por Coruña procurando um lugar para almoçar e ouvindo em todas as bibocas que vendem comida que a cozinha já fechou ou esperar em um restaurante em Leon das 19 até as 20 horas esperando a cozinheira chegar, simplesmente porque você não tem mais energia para fazer outra coisa. Em cidades como Madrid e Barcelona é mais fácil comer na hora que se quer.

GENTILEZA: Não espere muita gentileza dos vendedores, o mais provável é que eles sejam muito mal educados, e não ache que é pessoal, eles fazem isso com TODOS os clientes, sejam espanhóis ou estrangeiros.

CONSULADO: Os funcionário do consulado não são mais educados ou tem mais boa vontade do que os vendedores espanhóis. Fique de olho para não perder os prazos, e corra atrás do seu visto!

Para alunos da UFBA:

AAI: Não espere muita ajuda na AAI da UFBA, você precisa saber desde o início que a única coisa que eles farão por você é conseguir sua vaga, e reze para que a carta de aceitação chegue a tempo de você pedir o visto.

PRAZO: Esse ano os alunos da UFBA interessados em fazer intercambio têm até o último dia útil de março para entregar a documentação exigida, e fiquem atentos porque em alguns casos mesmo se você só pensa em viajar no primeiro semestre de 2011 precisa fazer a requisição agora.

Mesmo planejando sua viagem com muito cuidado prepare-se para todo tipo de surpresa. Intercambio é uma experiência ótima e aconteça o que acontecer vai ser uma das coisas mais interessantes que você já fez na vida. Afinal, não é sempre que se tem vinte e poucos anos e se está perdido pela Europa.

Por Renata Vidal