segunda-feira, 29 de março de 2010

Salvador: 461 anos. Metrô: 11 anos

Há onze anos, a primeira capital do Brasil comemorava 450 anos e iniciava as obras do metrô. A terceira maior capital do país, como dizem alguns e a terra da maior festa de rua do planeta, segundo o Guiness Book, precisava modernizar seu sistema de transportes urbanos e levar mais conforto para sua população.

O projeto inicial do Metrô de Salvador planejava ter 48 Km de extensão e duas linhas ao final das quatro etapas. Onze anos depois, o metrô foi reduzido a 6 km e quando ficar pronto ligará a Estação da Lapa até a Rótula do Abacaxi.

Etapa Linha 1 Linha 2
Lapa ↔ Pirajá ---
Pirajá ↔ Pau da Lima Calçada ↔ Rodoviária Iguatemi
Pau da Lima ↔ Cajazeiras Rodoviária Iguatemi ↔ Imbuí
--- Imbuí ↔ Mussurunga


Greves, fim dos recursos, reformulações no projeto, foram inúmeros os motivos das paralisações das obras que já começaram com atraso, no ano 2000.

O principal problema enfrentado pelos responsáveis da obra foram os recursos financeiros. É notório que o planejamento não foi bem feito, já que a previsão de gastos era de aproximadamente R$ 540 milhões e hoje os custos já chegaram em R$ 1 bilhão. Além disso, o cronograma previsto para a conclusão da obra também já sofreu inúmeros ajustes.
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Blog O Ferrão do humor


A culpa é das concessionárias

Se em 1999 o trânsito na cidade já era motivo de preocupação entre os governantes, hoje a situação beira o caos. Entre 1998 e 2008 o número de carros aumentou em 94% na cidade, segundo dados do Detran. Salvador cresce desordenadamente e há muitos anos não foram feitas novas vias para desafogar o trânsito na cidade. Os engarrafamentos acontecem a qualquer hora do dia e já se fala até em rodízios de carros como acontece em São Paulo.

Com um sistema de transporte urbanos caro e de péssima qualidade, o cidadão soteropolitano sofre para chegar ao trabalho ou realizar outros serviços no centro da cidade. Apesar das tarifas sofrerem aumento todos os anos, nada é feito para solucionar o problema dos ônibus lotados em horários de pico. Os gestores do trânsito na cidade afirmam que não podem aumentar a frota porque não há espaço nas ruas e o centro da cidade não dispõe de espaço para a construção de novas vias.

Muitos trabalhadores incentivados pelos baixos preços e facilidades no pagamento de um carro esforçam-se para ter o mínimo de conforto e rapidez no deslocamento de casa para o trabalho. As concessionárias já financiam um carro zero em até 80 meses e com a chegada dos carros flex, em alguns casos, acaba sendo mais barato pagar o combustível do que a tarifa do ônibus.

Recentemente o prefeito da cidade, João Henrique, em entrevista a Rádio Metrópole, atribuiu a culpa do trânsito caótico na cidade às concessionárias que facilitam a compra de veículos. Esta solução encontrada pela população, em caráter emergencial, realmente implica em outros problemas como: um maior número de carros nas ruas, maiores índices de poluição e mais engarrafamentos. Mas não se pode esquecer quase nada foi feito para melhorar o trânsito na cidade nos últimos anos.

O problema é tão grande que já se fala até em rodízios de carro na cidade, como os que acontecem em São Paulo. Entretanto, São Paulo, além de ter a maior frota de veículos automotores do país, tem 62 Km de linhas ferroviárias e transporta 3,3 milhões de pessoas de metrô diariamente. O rodízio de carros aqui em Salvador, só aumentaria ainda mais o problema dos ônibus lotados e da espera dos passageiros nos pontos.

461 anos de Salvador, 11 anos de obras, novos incentivos

São onze anos de obras, R$ 1 bilhão investidos, 6 trens armazenados em galpões alugados por R$ 80 mil por mês desde outubro de 2009 e 1250 passageiros por dia que não são beneficiados pelo serviço.

Salvador foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e será também uma sub-sede das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Por isso, uma série de investimentos na infra-estrutura da cidade serão necessários para que Salvador suporte a grande quantidade de pessoas que desembarcará aqui. Entre os sistemas que precisam ser reestruturados está o de transporte e agora o metrô, que já virou motivo de piadas, tem que ficar pronto.

Graças a Copa de 2014, outras obras já estão em andamento acelerado, como a Via Portuária, que irá se integrar também com o metrô. Com isso uma nova modificação no projeto precisou ser feita. A nova via ligará a BR 324 ao Porto de Salvador e resultará melhorias no trânsito, principalmente na Rótula do Abacaxi, última estação do metrô.

Metrô de Salvador na mídia brasileira

As obras intermináveis do metrô já viraram piadas na mídia brasileira. Em dezembro de 2009, a revista Isto É publicou a reportagem intitulada: O metrô de Salvador é o mais lento do mundo. Mas isso não tem graça: ele já custou R$ 1 bilhão e não funciona. Na reportagem, Cláudio Sequeira expõe alguns dados negativos do metrô de Salvador como o fato de ele ser o menor do mundo e de poder ter tarifas que variem entre R$ 10 e R$ 15, porque não se sustenta economicamente.

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Foto da reportagem da revista Isto É


O Portal UOL também publicou uma reportagem no ano passado, quando as obras comemoraram 10 anos. Assim como o portal do jornal O Globo, que relembrou a história da construção e cometeu um erro na digitação, que diz muito sobre os planejamentos da construção do metrô: O contrato para construção do metrô baiano foi assassinado em 1999 e a obra começou em 2000.

O mais novo capítulo da novela: A CPI do metrô

Diante do não cumprimento dos prazos e do aumento exorbitante do orçamento previsto para a obra do metrô de Salvador, foi aprovada uma CPI, na Assembleia Legislativa, no dia 8 de março de 2010.

A comissão investigará denúncias de desvio de recursos apresentadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério Público Federal que mostrou irregularidades na licitação da obra e superfaturamento.

Por: Adalton dos Anjos