domingo, 21 de março de 2010

Pesquisa sobre Vigilância na UFBa

Foto: EgiSantana

Vivemos em uma sociedade onde a vigilância privada tem se tornado um serviço quase que obrigatório quando se pensa sobre a segurança. De acordo com o IBGE, em 2005, o Brasil gastou R$ 70 bilhões com segurança privada, em contrapartida aos R$ 60 bilhões gastos com segurança pública.

Através desta reflexão, o Grupo de Pesquisa em Cibercidades - Facom/UFba realiza uma pesquisa sobre as câmeras de vigilância da UFBA. O objetivo é que sejam recolhidas as opiniões de professores, alunos e funcionarios das 16 unidades do campus da Federação para uma futura pesquisa sobre a temática. A proposta com o questionário, aplicado na internet e presencialmente, é que sejam colhidos dados sobre como as câmeras de vigilância são percebidas e interpretadas pelas pessoas. O trabalho deve gerar um artigo a ser apresentado à comunidade universitária, a fim de trazer a reflexão e a discussão sobre o assunto.

Se você é professor, aluno ou funcionário de uma das 16 unidades do Campus da Federação, clique aqui e responda a pesquisa.

Por Egideilson Santana
Fonte: IBGE e GPC -Grupo de Pesquisa em Cibercidades - Facom/UFBa.