segunda-feira, 8 de março de 2010

Dercy, 100 anos de Humor.

O Brasil é um país de muitas personagens marcantes. Mulheres que deixaram, cada uma à sua maneira, seu nome na história. Neste Dia Internacional da Mulher, homenageamos uma dessas personagens que conseguiu atravessar um século de vida com muita irreverência.

Dolores Gonçalves Costa, mais conhecida como Dercy Gonçalves, nasceu em Santa Maria Madalena (Rio de Janeiro), no dia 23 de junho de 1907. Aos 17 anos, fugiu de casa e se juntou a um grupo de teatro itinerante, no qual iniciou sua carreira em 1929.

Daí em diante, Dercy se especializou em comédia e atuou no auge do teatro de revista nas décadas de 1930 e 1940. Já na carreira solo, a atriz participou de diversas produções cinematográficas e programas televisivos, chegando a ser a atriz mais bem paga da TV Excelsior, em 1963. Uma de suas 'marcas registradas' era o constante uso de palavrões em entrevistas e apresentações.

Em uma entrevista concedida ao Jornal Folha Online, Dercy desabafa "ganhei dinheiro com palavrão pra caramba. Não tenho medo de falar, porque tenho certeza de que não é palavrão. Palavrão, meu filho, é condomínio, palavrão é fome, palavrão é a maldade que estão fazendo com um colírio custando 40 mil réis, palavrão é não ter cama nos hospitais".

A atriz e comediante tinha 101 anos quando faleceu de complicações decorrentes de uma pneumonia. Porém, ficou eternizada como uma das fundadoras do humor de improviso e escracho no Brasil.

Para relembrar Dercy, segue, abaixo, uma entrevista realizada no programa Sem Frescura, do Canal Brasil, em 2008.

Dercy Gonçalves Sem Frescura - Parte 1


Dercy Gonçalves Sem Frescura - Parte 2


Dercy Gonçalves Sem Frescura - Parte 3


(Por Iali Moradillo e Marcel Ayres)