segunda-feira, 8 de março de 2010

Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar o prêmio de Melhor Direção



Na véspera do Dia Internacional da Mulher, os integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deu o prêmio de Melhor Direção pela primeira vez a uma mulher, a diretora Kathryn Bigelow. Ela foi a quarta mulher indicada ao prêmio de Melhor Diretor e também concorreu a outras oito estatuetas com o filme Guerra ao Terror, o grande vencedor da noite.
Kathryn Bigelow, que concorria ao mesmo número de prêmios de seu ex-marido James Cameron, diretor de Avatar, separados desde 1991, levou seis Oscar, incluindo o de Melhor Filme.
O filme, que retrata a realidade da guerra no Iraque, também teve três indicações no Globo de Ouro e oito no BAFTA, sendo que neste último conquistou indicações semelhantes ao do Oscar, como o de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.
Antes da consagração com o filme independente “Guerra ao Terror”, Kathryn Bigelow já dirigiu outros sete filmes, sendo o primeiro em 1982, The Loveless. Como atriz, ela só trabalhou no filme Born in Flames, em 1983. Também já dirigiu alguns episódios dos seriados Wild Palms e Homicide: Life on the Street.

Postado por: Adalton dos Anjos e Bárbara Lisiak