segunda-feira, 5 de abril de 2010

UFBA ministra curso em parceria com a Michigan State University

Entre 5 de Junho e 4 de Julho, professores da UFBA e do James Madison College, da Michigan State University (MSU), ministrarão um curso de Relações Internacionais nas dependências da Escola de Administração. Serão tematizadas questões relativas à Teoria Política, Política Econômica e Políticas Sociais, com destaque às questões relacionadas à América Latina e ao Caribe, enfatizando sobretudo fatores étnicos, multiculturalismo e questões econômicas após as reformas liberais.

Oito alunos da UFBA serão selecionados para participar do curso. Os que desejam concorrer a uma dessas vagas podem se candidatar até o fim dessa semana com Claudia Barreto na Assessoria para Assuntos Internacionais, cuja sede fica no prédio da reitoria. As inscrições são feitas de segunda a quinta, das 14:00 às 17:00, e os alunos selecionados conviverão com estudantes da MSU não só nas aulas como em uma série de atividades.

Só podem se candidatar alunos com coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 e será emitido para os participantes um certificado em parceria UFBA/MSU. A proficiência em inglês é um outro fator relevante, e alunos com certificados de proficiência como TOEFL, Michigan ou Cambridge terão prioridade. Os oito participantes da UFBA no curso serão selecionados por professores da Escola de Administração e membros da Assessoria para Assuntos Internacionais, mediante entrevista.

Eduardo Costa, aluno do BI de Humanidades, está confiante. “Mesmo sem ter qualquer certificado de proficiência de língua inglesa, fiz intercâmbio em Berkeley no meu ensino médio... Sou proficiente no idioma e posso provar em qualquer entrevista”. Já Juliana Assis, estudante da Faculdade de Arquitetura, acha que mesmo com o certificado em mãos será difícil conseguir uma vaga. “Meu score é 7.4. Não sei se vai ser fácil assim conseguir, acho que o curso vai ter candidatos muito bons”.

Claudia Barreto, responsável pelas inscrições na Assessoria de Assuntos Internacionais, informou por telefone que até o momento receberam apenas 14 inscrições, mas esperam mais para o último dia. Ela acha que "As pessoas estão meio receosas, sem saber se poderão acompanhar o curso, porque ele terá aulas pela manhã e pela tarde, embora não todos os dias", e informa ainda que a MSU é a primeira universidade com a qual a UFBA faz convênios desse tipo, embora as universidades conveniadas para intercâmbios de longa duração sejam cada vez mais numerosos.

Por João Araújo