segunda-feira, 12 de abril de 2010

TVs 3D chegam no país antes que a TV Digital esteja estabelecida



As transmissões em alta definição ainda nem funcionam plenamente no país, mas as fabricantes de televisores já pensam em uma nova tecnologia: as TVs 3D.

A LG anunciou a chegada de dois modelos que farão transmissões tridimensionais, para o dia 15 deste mês, já a gigante Sony ainda não definiu o mês, mas também começará as vendas destes aparelhos em 2010, além de PlayStations 3, notebooks Vaio e leitores de Blu-ray com capacidade de reproduzir o ambiente 3D.

Os valores das TVs 3D no Brasil devem variar entre R$ 7 mil e R$ 15 mil reais, de acordo com a Fnac, que já anunciou a pronta-entrega dos televisores tridimensionais da LG.

O grande problema é que nem bem as emissoras de TV brasileiras e a própria população se adaptaram as transmissões digitais, que começaram em dezembro de 2007, e as fabricantes já vão comercializar uma nova tecnologia.

Alguns estados brasileiros sequer recebem sinal de emissoras em alta definição, a exemplo do Acre, Roraima, Rondônia, Tocantins, Alagoas e Amapá, enquanto em outros o número de emissoras é bastante reduzido. Quanto aos canais que já transmitem em alta definição, o número de programas neste formato também é pequeno e a fase de adaptação promete ser longa.

Os consumidores que comprarem os televisores 3D ainda em 2010 terão que se contentar apenas com filmes e alguns jogos da Copa do Mundo que serão transmitidos em 3D. A Rede Globo também anunciou que fará transmissões experimentais do carnaval 2011 em formato 3D.

Por: Adalton dos Anjos