segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dia do jornalista


Em comemoração ao dia do jornalista a Associação Bahiana de Imprensa-ABI organiza no dia 7 de abril, às 7h30min, um café da manhã na Associação Comercial da Bahia-ACB, no Comércio. O jornalista Samuel Celestino, presidente da ABI, vai dar uma palestra intitulada “A Imprensa, Evolução e Crise”. A iniciativa é da ABI com o apoio da Associação Comercial da Bahia-ACB, do Sindicato dos Jornalistas e do Tecon Salvador. O evento além de comemorar a data vai reafirmar a importância do diploma de jornalista.

No dia 25 de março desse ano a UNESCO divulgou relatório que afirma que no ano de 2009 77 jornalistas morreram em decorrência de sua profissão, recorde que ultrapassa o anterior de 2006, quando 69 profissionais morreram. Segundo a agencia da ONU o número de jornalistas mortos tem aumentado nos últimos anos especialmente em países que não estão em guerra.

No Brasil o 7 de abril foi instituído como "Dia do Jornalista" pela Associação Brasileira de Imprensa, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. A sua morte gerou um movimento popular que culminou na abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista”.

Por: Renata Vidal