segunda-feira, 12 de abril de 2010

Próteses de silicone de marca francesa são suspensas no Brasil


Desde o dia 1 de abril, estão suspensos, no Brasil, a importação, o comércio e a implantação de próteses mamárias da marca francesa Poly Implant Prothese. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pela suspensão após um alerta da Agência Francesa de Segurança Sanitária de Produtos de Saúde (Affsaps). Por causa do aumento de casos de rompimentos das próteses nos últimos três anos, a Affsaps resolveu fazer uma inspeção na fábrica da Poly e constatou que o gel utilizado no preenchimento dos implantes era diferente do informado na documentação do produto. Além disso, verificou-se um risco maior de difusão do silicone através da membrana da prótese, o que pode ter relação com os rompimentos.


Quanto às próteses já implantadas, a Anvisa informa que não há necessidade de remoção. A orientação às portadoras desses implantes é que procurem seu médico para que ele faça uma avaliação. Isso porque as próteses costumam romper-se sem provocar sintomas, e, por esse motivo, o problema só pode ser detectado no exame clínico e confirmado através de exames complementares. A Anvisa chama a atenção para a importância do acompanhamento médico periódico de todas as mulheres que utilizam implantes mamários, independente do fabricante.


O gel de preenchimento das próteses está sendo analisado pela Affsaps, que vai comunicar os resultados assim que estiverem disponíveis. Para esclarecer as dúvidas mais freqüentes sobre o assunto, a Anvisa preparou um guia com perguntas e respostas que pode ser conferido aqui.