sexta-feira, 2 de abril de 2010

Impressões sobre uma cidade colorida


Um dia depois do aniversário de Salvador, a Caixa Cultural inaugurou a exposição “A Cidade e sua Cor”, do artista plástico Murilo Ribeiro, com curadoria de Claudius Portugal. A mostra é composta por 30 quadros, sendo dez da série “Brava histórias brasileiras” e vinte pinturas inéditas.

Na exposição, o visitante tem contato com obras cheias de cor, criatividade e expressão de sentimentos do homem. O mais interessante é que o autor conta em suas imagens histórias amorosas, sonhadoras, festivas, calorosas e imaginárias dos relacionamentos e revelações do cotidiano brasileiro e baiano.

Em suas telas, é possível identificar aspectos da vida em Salvador e na zona rural, como nas obras Carnaval Antigo e Carro Alegórico em Cortejo na Festa do 2 de Julho, passando pelas Ruas do bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em que mostra características de festas populares da cidade, e Caminhando com ela ou Ir para Caatinga e tirar Leite das Pedras, que mostram nuances da vida rural.

Murilo Ribeiro trata temas abrangentes, como amor, amizade, festas, crenças religiosas e histórias populares em obras, como Repouso em companhia de um Grande Amor; Casamento Festivo no Bairro; Se Deus não for Brasileiro, Nossa Senhora é; Nove Meses Depois de um Mágico Pelo Arraial do Onha, uma Moça Pariu uma Lebre. Além disso, ele faz uma abordagem do próprio ofício de artista em O Pintor e O Pintor e a Modelo, além de fazer releituras de obras de grandes mestres europeus nas obras Variação do Almoço na Relva de Manet e Variação das Meninas de Velasquez. Em todas elas, há traços, cores, cenários do universo nordestino e baiano.

Segundo Dílson Midlej, “As pinturas parecem ser feitas de retalhos, da vivência do artista e, dado a isso, lembram as colchas de retalhos da tradição artesanal popular [...] O que se infere do conjunto dessas obras é a nítida sensação de magia de um trovador repentista nordestino que, ao invés de sons e versos, vale-se de formas e cores para falar de simplicidade, paixão e beleza”.

A exposição é uma boa opção para quem gosta de acompanhar o universo das artes plásticas em Salvador. Acontece até 02 de maio 2010, de terça a domingo, das 9 às 18 horas, na Caixa Cultural Salvador, que se localiza na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. A entrada é gratuita.