
Um dia depois do aniversário de Salvador, a Caixa Cultural inaugurou a exposição “A Cidade e sua Cor”, do artista plástico Murilo Ribeiro, com curadoria de Claudius Portugal. A mostra é composta por 30 quadros, sendo dez da série “Brava histórias brasileiras” e vinte pinturas inéditas.
Na exposição, o visitante tem contato com obras cheias de cor, criatividade e expressão de sentimentos do homem. O mais interessante é que o autor conta em suas imagens histórias amorosas, sonhadoras, festivas, calorosas e imaginárias dos relacionamentos e revelações do cotidiano brasileiro e baiano.
Em suas telas, é possível identificar aspectos da vida em Salvador e na zona rural, como nas obras Carnaval Antigo e Carro Alegórico em Cortejo na Festa do 2 de Julho, passando pelas Ruas do bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em que mostra características de festas populares da cidade, e Caminhando com ela ou Ir para Caatinga e tirar Leite das Pedras, que mostram nuances da vida rural.
Murilo Ribeiro trata temas abrangentes, como amor, amizade, festas, crenças religiosas e histórias populares em obras, como Repouso em companhia de um Grande Amor; Casamento Festivo no Bairro; Se Deus não for Brasileiro, Nossa Senhora é; Nove Meses Depois de um Mágico Pelo Arraial do Onha, uma Moça Pariu uma Lebre. Além disso, ele faz uma abordagem do próprio ofício de artista
Segundo Dílson Midlej, “As pinturas parecem ser feitas de retalhos, da vivência do artista e, dado a isso, lembram as colchas de retalhos da tradição artesanal popular [...] O que se infere do conjunto dessas obras é a nítida sensação de magia de um trovador repentista nordestino que, ao invés de sons e versos, vale-se de formas e cores para falar de simplicidade, paixão e beleza”.
A exposição é uma boa opção para quem gosta de acompanhar o universo das artes plásticas