sexta-feira, 9 de abril de 2010

Muro desaba e atinge ônibus perto do Salvador Shopping

Na manhã de ontem, por volta das 11h15, parte de um muro de contenção da Ligação Iguatemi Paralela (LIP) desabou, atingindo um ônibus da empresa Boa Viagem que percorria a linha Fazenda Coutos - BR-324. Cinco passageiros ficaram feridos e o trânsito ficou congestionado no local.

O acidente foi causado por infiltração entre o muro de contenção e a superfície do aterro, devido ao grande volume de precipitação que atingiu a cidade nestes últimos dois dias.

O viaduto que faz a ligação da Avenida Tancredo Neves com a Antônio Carlos Magalhães, e o mergulho que liga a Tancredo Neves e a ladeira da Faculdade Integrada da Bahia (FIB) à ACM, sentido Garibaldi, foram interditados. Os motoristas que tinham como destino a ACM tiveram que ir em direção à Avenida Luiz Eduardo Magalhães, acessar o viaduto Nelson Dahia para, então ,retornar ao Iguatemi.


O motorista do ônibus Sílvio Gomes da Silva, que há 19 anos trabalha na empresa Boa Viagem, conseguiu controlar o ônibus após o impacto dos blocos de concreto, evitando o tombamento do veículo. "Senti a pancada na lateral do ônibus, sendo arremessado para a via da direita. Me controlei no volante, parei o carro e fui dar socorro às vítimas", relatou o motorista, que afirma não ser a primeira vez que acontece deslizamento no local.


"São pedras encostadas em barro que o tempo todo recebem vibrações de ônibus e pequenos carros transitando", alertou Sílvio, que percebe situação semelhante na Estação da Lapa, onde dirige com medo.


Aroaldo Rodrigues, arquiteto da Defesa Civil de Salvador, esteve no local às 14h para avaliação dos riscos e solicitou a interdição do local. Informou que existem possibilidades de novos deslizes e que dependem da quantidade de chuvas "que potencializarão ou minimizarão esses deslizamentos".

Por volta das 15h50 o ônibus foi guinchado e uma retroescavadeira retirou os escombros da pista, porém as faixas continuaram interditadas.


*Fotos: Alan Ramos