domingo, 9 de maio de 2010

Televisão para as novas mamães


Nesse domingo do Dia das Mães, algumas delas estão comemorando a data ainda no hospital com o bebê recém-nascido assistindo ao canal TV Mulher e Mãe, que veicula programação diária em maternidades afiliadas ao projeto.

A ideia surgiu do publicitário Waltely Longo que realizou junto ao Ibope uma pesquisa em 2004  com as classes A, B e C, comprovando que mulheres grávidas e mães recentes tem maior intenção em sair à compras do que as mulheres em geral. Além disso, esse segmento com diferenças nos hábitos, costumes e perfis de compras possui uma grande demanda por informações, por conta dessa fase que traz realizações mas também incertezas.

Através desse estudo de sua agência de publicidade Brand Storm, empresa especializada no fortalecimento e expansão de marcas, descobriu que faltava no mercado um produto que atendesse as mães que acabaram de ter um filho e tivesse uma comunicação direta com essas mulheres logo nos primeiros dias pós-parto.

O propósito inicial de atingir cerca de 300 mil mulheres por ano foi alcançado ainda em 2005, quando no começo deste ano o canal passou a ser veiculado. Transmitido via satélite, hoje a TV Mulher e Mãe está presente em 155 maternidades de 70 cidades em 18 estados do Brasil. Na Bahia, o canal está disponível somente em Salvador, nos hospitais Aliança e Sagrada Família, e em Itabuna, através do Hospital Manoel Novaes.

Programação



Aproveitando que as telespectadoras passam em média três dias nos hospitais, a programação é fixa e reapresentada periodicamente, já que o público está sempre se renovando. Com os poucos programas e muitas reprises, Longo pode investir em produtos de alta qualidade, mas sem ter um custo tão elevado.

A diferença surge também na publicidade, realizada através de patrocínios e não a forma comum de compras de espaços comerciais. As empresas aparecem em todo comercial publicitário como patrocinadoras ou participando da grade como a GNT, que tem determinados programas de seu canal veiculados na TV Mulher e Mãe. Outras exemplo de parceria é o da revista Crescer, da editora Globo, distribuída nas maternidades junto com o guia de programação do canal, buscando marcar a presença da publicação com a leitora.

A programação, transmitida 24 horas por dia, traz informações, serviços com temáticas de beleza, lazer, culinária, nutrição, apresentadas por mamães famosas, como Rita Lobo, chefe de cozinha, que dá dicas culinárias no Entre Papos e Papinhas. A jornalista Silvia Poppovic e as atrizes Cassia Kiss e Luiza Tomé são outras mães presentes no canal.

Além do GNT, o projeto também tem parceria com BBC e Discovery Channel e hoje busca expansão  para outros países na América Latina, principalmente com os bons resultados obtidos, já que 79% das mulheres, presentes nessas maternidades com acesso a esse canal, assistem cerca de nove horas de programação durante a época em que permanace no hospital.