segunda-feira, 17 de maio de 2010

Inauguração do Museu Nacional da Enfermagem


Será inaugurado em Salvador no próximo dia 20 de maio, o Museu Nacional da Enfermagem Anna Nery (MuNEAN). O museu funcionará numa edificação do século XIX, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, protegida por tombamento e concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O edifício teve que sofrer modificações em sua parte interna para abrigar as duas salas de exposição, a biblioteca e um espaço multifuncional.


O novo museu terá o objetivo de valorizar a profissão, preservar a memória e fomentar o seu desenvolvimento futuro. A inauguração conincidirá com o fim da semana de enfermagem que celebra todo os anos o dia do enfermeiro, 12 de maio.


O nome do museu homenageia a enfermeira Anna Nery, patrona da Enfermagem brasileira. Lá o visitante poderá conhecer sua história desde seu nascimento na cidade de Cachoeira/BA, passando por sua heróica dedicação de cuidado aos feridos e doentes na Guerra do Paraguai, até seu retorno ao Brasil, seus esforços posteriores pela Enfermagem, e homenagens recebidas em vida e após sua morte.


O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) diz que o MuNEAN é um marco histórico da enfermagem brasileira e fonte de consulta importante do ponto de vista político, científico e cultural. "A profissão cada vez mais tem conseguido o respeito e o reconhecimento que merece e, nós, membros do Conselho Federal e de todo o sistema, temos o compromisso com o seu fortalecimento ao dignificar o seu exercício. A inauguração do museu vai ser um marco importante e fundamental aos profissionais e a população", disse Manoel Carlos Neri.
Para maiores informações é só consultar o site do MuNAEN: http://www.museudeenfermagem.com.br/home
Por: Renata Vidal