segunda-feira, 3 de maio de 2010

As vidas digitais das super mamães blogueiras

Há quem diga que toda mãe é igual, só muda o sotaque e o endereço. Hoje, entretanto, com a massificação da internet e das mídias sociais, o endereço das mamães é virtual. A possibilidade de procurar respostas e encontrar experiências reais compartilhadas na internet é algo que chama atenção das navegantes de primeira viagem.

Aproveitando o contexto, o centro de pesquisa Nielsen Online, organizou nos EUA o seminário The Digital Lives of Power Moms (As vidas digitais das super mães), para discutir o fenômeno das mães na internet. Segundo o Nielsen, cada vez mais as mães usam, a internet para a troca de experiências e, também, promoção de marcas e produtos. De acordo com a consultoria da Mom Central, cerca de 75 milhões de mães nos EUA, são responsáveis por 85% das decisões e compras em seus lares, gastando US$ 2 trilhões por ano.


Mães Blogueiras de Salvador

No caso de um grupo de mães de Salvador, a internet virou um ambiente de sociabilidade. A iniciativa começou como um grupo de discussão e, com o passar do tempo, virou um blog chamado "Mães blogueiras de Salvador" - www.maesblogueirasdesalvador.blogspot.com - espaço que reune dicas, crônicas e registros de encontros feitos por algumas mães soteropolitanas. Essa troca de "posts" na rede, potencializada pelas novas tecnologias, torna possível que mães de toda a cidade posssam compartilhar suas experiências sobre o dia-a-dia do universo materno.

Em um post no blog Viagem de Bruno- www.viagemdebruno.blogger.com.br -, a mãe e blogueira Valdilene, uma das blogueiras do grupo de Salvador, expressa um pouco da importância que os blogs ganharam em sua vida:

"Este blog aqui é o meu xodó... gosto de voltar aos post anteriores, quando ainda estava grávida, de reler as descobertas e todo o crescimento dos meninos... Leio tanta coisa que já nem me lembrava e passo pra eles as informações daqueles primeiros tempos... Mas enfim, estou em outra página, site, sítio... Criei o Paranóias... Aqui jamais será esquecido, apenas hibernará um pouco... Sei que vou sentir saudade e vou voltar, sempre... sempre..."