segunda-feira, 24 de maio de 2010

Japoneses querem transmitir a Copa em Holografia

Hologramas não serão mais ficção, segundo os Japoneses(Star Wars/Divul.)
Por Moisés Costa Pinto
Antes mesmo do 3D se popularizar ao redor do Mundo, os japoneses já projetam a transmissão da Copa do Mundo em Holografia! Sim, Holografia!

O que é Holografia? Segundo o Wikipédia, Holografia é “é uma forma de registrar-se ou apresentar uma imagem em três dimensões”. Ou seja, a realidade vivida em Star Wars por Anakin e Obi Wan não está tão distante assim, para os orientais.

Na tentativa de convencer a FIFA que é a melhor escolha para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2022 – sem a Correia do Sul- o Japão fez uma proposta de 6 bilhões de dólares pra oferecer o recurso de TV's com Holografia em todo o mundo. O investimento também prevê o uso de arenas esportivas para transmitir, em tempo real, partidas de futebol com o recurso. Na prática, o torcedor iria ao estádio ver o jogo de sua seleção que está acontecendo do outro lado do mundo, como se a partida estivesse sendo disputada ali. E esta é outra premissa da holografia, segundo o Wikipédia: codificar uma informação visual e depois (através do laser) decodificá-la, recriando "integralmente"!

"A tecnologia será possível em 2016"
Os jogos seriam gravados 360 graus, utilizando 200 câmeras de alta definição e o som da peleja seria transmitido em volume real e distribuí-lo pelo sistema de áudio do estádio. Segundo os japoneses, 400 estádios seriam selecionados para receber a tecnologia, alcançando 360 milhões de pessoas ao redor do planeta.

Para os orientais, essa não é uma proposta de ficção cientifica – como nos filmes a partir dos anos 60-, mas uma realidade que pode estar disponível já em 2016.

Veja, a seguir, um vídeo postado no Youtube, sobre como seria a tecnologia de hologramas em um futuro breve: