quinta-feira, 6 de maio de 2010

Avó; personagem principal no dia das mães.


No dia das mães muitas famílias fazem sua programação baseadas não nas vontades das mães e sim na das avós, já que as mães também precisam passar esse dia com suas mamães.

Com o aumento da expectativa de vida nossas mães, avós e até bisavós estão vivendo cada dia mais e atualmente a decisão das crianças, adolescentes e jovens sobre como e onde passar o dia das mães depende não da vontade de suas próprias mães, mas dos desejos de suas avós.

" Todo ano eu e meus filhos passamos o dia das mães com minha mãe (D. Inah, 82 anos), assim como meus 10 irmãos e seus filhos, meus sobrinhos. Ao todo somos quase 100 pessoas, entre filhos, netos e bisnetos e nos reunimos onde minha mãe escolhe, geralmente na casa de minha irmã mais velha.", conta Luiza Inah, bibliotecária, 43 anos.

Para não deixar a avó paterna de lado alguns se dividem no dia das mães para visitar as duas avós. “Nos dias das mães eu vou geralmente pra casa de minha avó por parte de mãe. As vezes eu vou almoçar na casa dela e jantar na casa de minha outra vó, porque minha avó materna faz a comemoração no jantar.”, diz Pedro Sales, estudante, 13 anos.

Uma solução encontrada é reunir as famílias, o que com as família cada menores, com menos membros torna-se também uma alternativa cada dia mais comum. “As vezes chamo a avó de meus netos mais novos pra passar o dia das mães aqui em casa, é uma maneira de juntar as família.”, afirma Eliza Maria Vidal, aposentada de 68 anos, mãe de quatro filhos homens e que por isso precisa esforçar-se para passar o dia das mães em companhia dos netos.

O dia das mães é também o dia das avós e será cada vez mais devido ao aumento da expectativa de vida. Talvez seja por isso que se costuma dizer que avó é mãe duas vezes.