sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Dia das Mães de mulheres que têm filhos hospitalizados.


Existem mulheres que são capazes de deixar família, marido, emprego e abdicar da sua vida em nome de um amor incondicional, o amor de mãe.

Muitas mães de crianças que nasceram ou desenvolveram doenças graves e não têm previsão para sair de hospitais acabam compartilhando 24 horas por dia a agonia dos seus filhos. São as chamadas mães de UTI.


Para estas mães essa dedicação, esse carinho dedicado aos filhos é uma maneira de amenizar o sofrimento deles. Muitas são as mães que irão passar o dia das mães na UTI . Para a psicóloga Adriana Gonçalves, “essas mulheres são mães de uma forma diferente. Elas têm que manifestar esse amor na sua plenitude, vinculado ao conhecimento da patologia do filho, da história dessa criança, que vai viver em uma UTI talvez a vida toda”.


Muitas dessas mulheres praticamente vivem no alojamento dos hospitais, onde trocam também experiências. Existem hospitais onde o espaço é humanizado, possuindo uma decoração especial e sendo equipado com brinquedos. A idéia é dar aconchego e por isso, alguns hospitais já pensam também na construção de alojamentos com quartos individuais onde as mães possam ter um pouco mais de conforto.


Por Taisse Abreu