sábado, 15 de maio de 2010

Quadrinhista brasileiro cria história de Wolverine

O quadrinhista Rafael Grampá divulgou em seu twitter os primeiros desenhos que fez do mutante Wolverine, personagem dos X-Men, para a editora norte-americana Marvel Comics.


O convite para desenhar a personagem surgiu do sucesso editorial da primeira HQ do brasileiro, Mesmo Delivery. Lançada de modo independente nos EUA, Grampá conseguiu esgotar a tiragem do seu trabalho, que foi reimpresso pela editora Dark Horse em material luxuoso com direito a extras recheados de pin-ups de desenhistas famosos do mercado de quadrinhos. Os editores da Marvel decidiram lhe dar espaço na antologia Strange Tales, permitindo que ele escolhesse qualquer personagem da editora e criasse livremente uma história. Ele escolheu o Wolverine.

Wolverine desenhado pelo Grampá, imitando a paleta de cores do artista Barry Windsor-Smith

Grampá é um dos desenhistas brasileiros que está fazendo sucesso nos Estados Unidos, trabalhando para grandes editoras como a Vertigo e Dark Horse. Juntamente com ele há nomes como Fábio Moon, Gabriel Bá, Eduardo Ferigato e Rafael Albuquerque. O maior feito de Grampá até o momento é ser o primeiro brasileiro a criar uma história para a Marvel Comics - é comum que os brasileiros apenas ilustrem HQs já roteirizadas.





Além do Wolverine, Grampá trabalha na minissérie Furrywater and the Sons of Insurrection, para a Vertigo, juntamente com o escritor brasileiro Daniel Pelizzari. Dentre seus trabalhos, se destaca a arte para uma revista de Constantine, o famoso bruxo inglês. Em 2008, os direitos de filmagem de Mesmo Delivery foram vendidos para o produtor Rodrigo Teixeira. Nada segura Grampá - SNIKT!