domingo, 9 de maio de 2010

Mãe e Professora

Vera é Mãe e Professora
Por Moisés Costa Pinto
Colaborou Mariana Dias
Toda mãe é uma professora de alguma forma. Umas ensinam o filho a andar, a falar, lavar a louca, a cozinhar, a amarrar os cadarços do tênis. Outras chegam até a ajudar nas tarefas escolares dos seus pequenos pupilos. E quando uma mãe também é professora, o que acontece?

Este é o caso da Professora e Mãe Vera Passos, 51. Vera lecionou matemática, português e inglês por 25 anos e tem dois filhos jovens: um de dezesseis e uma de doze. “Li a autobiografia de Jane Fonda e ela dizia que para uma das coisas mais importantes da vida ninguém dava curso pra gente, que é ser mãe”, argumenta. Ela considera ser uma das profissões mais difíceis de todas, ser mãe. “Ser mãe é como ser professor, porque você planeja as aulas e elas não são como deveriam ser”, completa.

Vera conta que seus filhos não gostam de estudar e tentam fugir da mãe professora a todo custo, mas sempre acabam pedindo ajuda em ultimo caso. “Às vezes, sou chamada a ser professora dos meus filhos, ai eu sou um fracasso total”, confessa. Vera afirma que paga um professor particular para seu filho aprender matemática, assunto quer ela ensinou por quase toda vida. “É um suplicio ver aquilo, fico agoniada”, revela.

Já para Marcos Costa, 16, aluno do segundo grau, é muito complicado para ele ter uma mãe professora em casa. “Às vezes ela é mais mãe, às vezes mais professora”, revela. Marcos diz que também já negou a ajuda de sua mãe muitas vezes. “Mas, hoje em dia, eu peço ajuda dela para resolver meus problemas, quando não consigo aprender em sala de aula”, diz.