segunda-feira, 10 de maio de 2010

Brasil pode ficar sem iPad


Por Moisés Costa Pinto
Por causa de uma disputa judicial em torno da patente do nome “iPad”, o Brasil pode ficar de fora da lista de países da fabricante Aplle para receber o produto.
A empresa brasileira Transform Tecnologia de Ponta, que atua com eletroeletrônicos já contestou o pedido da Apple no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

Caso a Aplle resolva lançar o aparelho sem ter essas pendências resolvidas, ela pode ser processada. Entretanto, os trâmites administrativos devem durar, pelo menos, 14 meses. Por isso, há um grande risco do Brasil ficar sem ter o aparelho.

E na Europa - A Aplle também encontrou dificuldades para lançar o seu produto na Europa. A marca “iPad” também tinha registro legal no Velho Continente. A empresa ST Microelectronics registrou no dia 14 de setembro de 2001 a marca. Esse registro tem validade em toda a União Européia e vai até setembro de 2010, e pode ser renovado.

Por esse motivo, a Apple anunciou, no dia 12/04, que os iPads não estarão à venda fora dos Estados Unidos antes do final de maio. Na Europa os aparelhos são revendidos por até 500 dólares a mais que nos Estados Unidos por atravessadores e site com o ebay.

Por esses motivos muitas empresas já estão aproveitando o vácuo da americana e a grande expectativa dos consumidores e já estão lançando os concorrentes do iPad. Veja alguns dos produtos no slide a seguir: