terça-feira, 11 de maio de 2010

Emissoras de TV aberta estão disputando audiência com canais pagos, games, DVD’s e internet

Os aparelhos televisivos não estão sendo utilizados para assistir à TV aberta com a mesma freqüência de antigamente. Os canais pagos estão sendo cada vez mais assistidos, além disso, o televisor também está sendo aproveitado para games, internet, DVD’s e VHS. Segundo o Ibope, esse crescimento nos últimos anos é modesto, mas consistente.

De 2005 até 2009, além da notória mudança de posições entre SBT e Record e uma pequena queda da Globo, a audiência dos canais UHF e pagos cresceram de 4,1 para 5 pontos. A utilização da TV para as outras finalidades, como games e internet, teve um crescimento ainda maior, subindo de 1,6 para 3,6 pontos, ultrapassando as emissoras Band e Rede TV!.


A soma dessas novas formas de entretenimento também merece destaque: a audiência dos canais fechados com os games e internet chega a quase 9 pontos e ocupa a terceira colocação. Essa posição deveria ser do SBT, mas, em 2009, a emissora de Silvio Santos obteve apenas 6,3 pontos.

Essa pesquisa considera o horário nobre da televisão brasileira, que vai das 18 até 0h.